terça-feira, 1 de setembro de 2009

Como a janela agitou o mercado da bola em Portugal


A janela fechou! Quem não comprou tem que esperar até janeiro, quando a janela é mais tímida e os times fazem revisam de orçamento e planejamento. Normalmente a abertura de janeiro recompõe elenco. Em toda a Europa a época foi de muita especulação e muito trabalho para todos empresários da bola. As transações mais badaladas envolveram o Real, o Barcelona e o Manchester City. Em Portugal o saldo apurado depois de tanta movimentação foi positivo. O mercado português, de um tempo para cá, virou mais exportador que importador - pelo menos em valores. Os portugueses apostam em jovens promessas e, com o passar do tempo, vendem as promessas como jogadores já feitos.

Porto
O Porto obteve um ótimo resultado financeiro com a abertura da janela.
Vendeu Lizandro Lopes e Cissokho para o Lyon por 39 milhões de euros.
Lucho Gonzales foi para o Olimpique de Marselha por 18 milhões.
Paulo Machado também foi para a França. O Toulosse pagou 3,5 milhões de euros.
Ibson saiu do Flamengo para ser vendido ao Spartak Moscou por 4,5 milhões de euros. Somando com outros negócios, o FC Porto faturou 66 milhões em vendas.
As compras foram, como de costume, tímidas.
Belluschi, Álvaro Pereira e Falcão Garcia foram comprados por 20,53 milhões de euros. O saldo da janela foi de 44 milhões de euros.

Benfica
Os encarnados gastaram mais do que deveriam.
Compraram Ramires por 7,5 milhões de euros.
Javi Garcia valeu 7 milhões de euros.
Saviola custou outros 5 milhões.
Com outros pequenos negócios, o Benfica gastou 25,4 milhões de euros.
Apenas o grego Katsouranis foi vendido ao Panathinaikos por 2,5 milhões de euros.
Prejuízo para o Benfica.

SportingO Sporting viveu uma situação interessante. Recebeu 2,5 milhões de euros como participação na venda de Cristiano Ronaldo para o Real. Dinheiro recebido por ter sido formador do craque português.
Sem dinheiro para gastar, o time de Liedson trouxe Matias Fernandes por 3,6 milhões de euros.

Foto - Dinheiro português - Escudo

Um comentário:

Dany Starling disse...

Se Ramires e Keirrison desencantarem, o Benfica tem tudo pra ser campeão esse ano. Luisão fecha bem a zaga. E do meio pra frente, é um belo time: Javi Garcia, Ramirez, Di Maria e Aimar; Saviola e Keirrison (com Weldon e Nuno Gomes correndo por fora). Vacilo foi terem cedido o Patric ao Cruzeiro de graça.