terça-feira, 8 de setembro de 2009

O mundo do futebol não pode ser mais real que a realidade


O que é o futebol? Sim, o que é? Você já parou para pensar que o futebol é apenas um esporte. Sendo apenas um esporte, ele não passa de um entretenimento, de um passatempo. Eu sei que muito passatempo acaba se tornando interessante demais e pode ocupar um espaço maior, e ainda pode se tornar mais interessante e pode se tornar vital. O futebol deveria ser apenas um passatempo, é um passatempo para muitos. Para outros o futebol é negócio. Eu vivo do mercado do futebol, muitos outros em todo o mundo vivem também. Mas é importante que o futebol seja sempre encarado como uma forma de tornar o mundo mais suave. O grande problema é que o futebol (forma) pode ter ocupado, para muitos, o lugar de função. A função era criar um esporte que pudesse trazer mais alegria, que educasse, que proporcionasse interação, lazer e exercício físico. Qual foi a forma? Praticar um esporte com 11 jogadores de cada lado, etc, etc. A forma se tornou mais importante que a função. Hoje em dia, quem ainda se lembra da função?
Questione sua vida, suas conversas e frustrações, várias vezes não nos pegamos rindo dos nossos fracassos? Várias vezes fazemos piadas com nossos defeitos, problemas, doenças e infelicidades? No futebol não. Não podemos falar que determinado zagueiro é grosso, que o atacante é um poste, que o goleiro é um balde, etc. Óbvio que devemos ter respeito aos profissionais que estão ali, então por que não podemos falar que o time é fraco, é de segunda, é feio, é lamentável. Falar que o time é ruim é pior que falar da nossa saúde fragilizada? Ora! Vamos levar a vida mais light, vamos levar a bola de forma mais coerente. Paz!

Um comentário:

Edu Lima disse...

Mário,

Me desculpe pela hora que comento em seu site sem pedir licença, afinal só consegui ter um tempinho agora, quase duas da manhã. Esse negócio de futebol e seleção é sensacional. Como negócio, muitos contatos, como trabalho fonte de mercado e como exercício físico muita escadaria para subir em Pituaçu. Subir sim, pois a "seleça" não joga ainda o fino da bola, mas o suficiente para ser a número 1 da América do Sul. Bom prá nós. Melhor ainda é ver a poderosa Argentina de Don Diego Maradona, disputar mais uma vez a repescagem. Prá você, tem ocorrido erro de avaliação ou a bolinha da turma é essa mesmo que estamos vendo?

Abs Edu