segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Apesar da boa vitória, Galo segue na zona de rebaixamento

A partida era de seis pontos, o confronto direto entre dois adversários na luta contra o rebaixamento começou bastante movimentado. Precisando da vitória, o Atlético partiu para cima logo no início do jogo.

Daniel Carvalho, Diego Souza e Fernandinho, que jogou improvisado no meio, eram os responsáveis pela criação. Na frente, Obina jogava fixo. A presença do atacante alvinegro exigiu muita atenção da defesa catarinense que, diferente da defesa do Santa Fé (Colômbia), conhece bem o atacante alvinegro. Obina não teve espaços e a bola não chegava com qualidade.

Daniel Carvalho e Diego Souza se movimentavam bem, o Atlético apostou na velocidade e nos toques rápidos para envolver a equipe adversária. O time alvinegro teve duas boas chances de abrir o placar: Serginho, logo a um minuto de jogo, com um chute perigoso assustou o goleiro Zé Carlos e mostrou que o Atlético havia entrando em campo para vencer.

Aos nove foi a vez de Daniel Carvalho levar perigo ao gol catarinense. Em jogada individual o meia alvinegro invadiu a área adversária pelo lado direito, trouxe a bola para o meio, bateu forte e obrigou o goleiro a fazer uma boa defesa.

Susto:
Como o Atlético pressionava muito nos minutos iniciais, foi para cima e, em um erro de posicionamento, cedeu espaço ao adversário, deixou a defesa exposta e a equipe do Avaí perdeu uma chance incrível de abrir o placar. Roberto recebeu lançamento do goleiro e, completamente livre e em posição legal, conduziu a bola em direção ao gol alvinegro.

Pela frente só restava o jovem goleiro atleticano Renan Ribeiro que com ótima saída do gol, fechou os espaços do atacante e, mesmo sendo driblado, conseguiu atrapalhar o adversário que concluiu para fora.

O primeiro tempo seguiu sem grandes emoções. O Atlético ditava o ritmo do jogo, trabalhava a bola, envolvia a equipe adversária, mas não finalizava. O Avaí apostava nos contra-ataques e, valorizando os momentos em que tinha a posse de bola, chegou novamente com perigo aos 20 minutos, mas Renan Ribeiro fez boa defesa e segurou firme.

Mudanças:
Aos 30 minutos o jovem lateral esquerdo Eron saiu de campo lesionando e deu lugar a Renan Oliveira. Com a alteração, Fernandinho voltou para a lateral esquerda e o meio de campo rendeu mais. Mesmo cometendo alguns erros, Renan Oliveira é um jogador de ofício, um homem da posição, e contribuiu mais que Fernandinho.

Mesmo com a alteração, o Atlético só voltou a assustar a equipe catarinense aos 38 minutos quando Daniel Carvalho, em ótima cobrança de falta obrigou o goleiro Zé Carlos a fazer uma boa defesa e espalmar para fora.

Melhoras:
Só vieram no segundo tempo. A técnica de Daniel Carvalho deu lugar a velocidade de Neto Berola. O atacante entrou em campo com muita vontade.

No início parecia afoito, em alguns lances corria mais que a bola, mas aos seis minutos o atacante foi decisivo. Em boa triangulação com o lateral Rafael Cruz, Berola recebeu passe e, com um toque de primeira, devolveu a bola para o lateral invadir a área adversária e, de pé esquerdo, abrir o placar: Galo 1 a 0.

O gol incendiou o jogo e o Atlético continuou pressionando. Com a desvantagem no placar a equipe do Avaí se viu obrigada a atacar e, aos 21 minutos, em um contra-ataque acabou sofrendo o segundo gol. Diego Souza, em ótima enfiada de bola encontrou Berola livre de marcação. O atacante driblou o goleiro adversário e marcou o gol da vitória alvinegra.


A vitória sobre um adversário direto na luta contra o rebaixamento deu tranquilidade a equipe. O Atlético somou 31 pontos, ultrapassou o Avaí e só não saiu da zona de rebaixamento por que as equipes do Vitória e do Atlético-GO, concorrentes diretos, também venceram suas partidas. Na minha opinião, e pelo futebol apresentado pela equipe, a saída da zona da degola é uma questão de tempo.Será que oito rodadas serão suficientes?(VR)

Colaboração: Vander Ribeiro

2 comentários:

Claudinei Souza disse...

Foi uma boa partida. Como em quase todos os últimos jogos orientados pelo técnico Dorival Júnior, o Atlético cresce muito em produtividade no segundo tempo.
A entrada do Neto Berola aumentou a pressão sobre a defesa do Avaí que, com a boa movimentação do atacante, não demoraria a ruir.
Faltava coragem ao elenco para poder vencer, encarar a sua torcida em um campo pequeno e próximo à ela.
A coragem veio com o Dorival, que lançou jogadores da base no elenco principal assim como o fez em sua estada no Santos.
O Galo também pode vir a surpreender na Sulamericana.
Basta apenas jogar cada partida como uma decisão, como um clássico.
À propósito, o superclássico contra o Cruzeiro será na próxima semana. Uma ótima prova de fogo para o alvinegro mineiro.
Parabéns pela cobertura, Vander!
Um grande abraço, Marra.
Felicidades à todos os internautas.

Anônimo disse...

O Ituiutaba jogou no final de semana e conseguiu uma conquista inédita para o clube e para o futebol mineiro. Ituiutaba é em Minas Gerais, sabia??? Parabéns Nedo Xavier e atletas!!!