terça-feira, 27 de outubro de 2009

O que é notícia na convocação do Dunga?


A seleção brasileira foi novamente convocada e muitas análises são feitas na lista dos jogadores. Outras tantas escorrem pelos dedos e escapam em uma análise superficial. Vamos tentar tratar o assunto seleção e convocação um pouco mais profundamente.

Os amistosos

Inglaterra e Omã

Jogar contra a Inglaterra é jogar contra alguém. É bem verdade que sempre existe a sensação de que os ingleses sentem o peso do duelo e acabam sendo derrotados, no entanto, observando o contexto da formação e propagação do fenônemo FUTEBOL, desde a chegada da primeira bola, passando pelos amistosos contra os ingleses que moravam no Brasil até o jogo inicial da história da seleção contra o Exeter City, nossa relação com o famoso "esporte bretão" só cresceu. O futebol brasileiro deve agradecer aos ingleses pela invenção do jogo e o jogo de futebol deve agradecer ao brasileiro pela inventividade e improviso.
Fábio Capello tem feito um excelente trabalho na condução do English Team. A seleção se classificou com folgas e só perdeu o último jogo contra a Ucrânia. Vários dos melhores e mais caros jogadores do mundo estarão em campo. Gerrard, Lampard, Rooney, Terry, Kaká, Luis Fabiano, Júlio César, etc. Como teste vale muito. Terry é, na minha opinião, o melhor zagueiro do mundo. O meio é uma potência de técnica e o ataque é muito qualificado. A seleção inglesa é a sétima do ranking da FIFA e quinta da UEFA, atrás da Espanha, Holanda, Itália e Alemanha.

Já Omã... Omã ocupa a posição de número 79 no ranking da FIFA e o sétimo posto na Confederação Asiática, atrás da Austrália (para a FIFA a Austrália é na Ásia), Japão, Coreia, Bahrein, Irã e Arábia Saudita. Em termos de teste dá para saber se a água é boa, se o banho é quente, se tem Mc Donalds, Habib's, etc, etc. Avaliação de grupo, de bola, de jogo, nós não precisamos esperar. Entretanto, já jogamos contra seleções ainda mais fracas como a da Estônia, atual posição 103 no ranking da FIFA. Para ter uma ideia o Gabão ocupa a posição 45. Burkina Faso é 55, Uganda é 77 e o glorioso(a) Omã (nem sei se é o Omã ou a Omã) tem o posto de número 79 dividido com o Uzbequistão.

A lista

O grande fato da lista é o evidente e prudente teste na lateral esquerda. O titular das últimas convocações, André Santos, não foi relacionado. O reserva, Felipe Luís, também não, o que sugere que o treinador ainda não tem confiança em ninguém para a posição e, na minha opinião, agora ele acertou. Para o setor foram chamados 2 ou 3 jogadores. Fábio Aurélio (Liverpool), Michel Bastos (Lyon) e até Alex (ex-Inter) que começou no Guarani como lateral e até na seleção ele já atuou guardando posição.
Fábio Aurélio não é ala, é lateral ou até meia. Em qualquer eventualidade, jogando pelo Liverpool, Fábio é deslocado para o meio e no meio funciona como volante ou meia. Quando ele é adiantado é nítido que a velocidade não é seu ponto forte, no entanto, a batida na bola e a qualidade dos cruzamentos são indiscutíveis. Outro ponto positivo dele é a maturidade, experiência. Fábio Aurélio tem carreira ascendente e não deverá tremer com a camisa da seleção (ele já usou a amarela em 2003). Michel Bastos tem velocidade e boa técnica. Bate muito bem para o gol, embora, atualmente jogue mais como meia é uma bela aposta e tem tudo para ser bem aproveitado.
Se Dunga acertou na esquerda, no gol ele errou. Doni não é e nem nunca foi tudo isso. É normal, regular, falha muito e não passa confiança. Gomes, ex-Cruzeiro, é melhor. Diego, ex-Atlético, é melhor. Mas...
A opção pelo gaúcho Carlos Eduardo é aceitável, no entanto, Diego está muito bem e mereceria outra chance, o que parece que não deve acontecer.
No ataque o nome de Grafite não apareceu e entrou o Hulk, do Porto. Bom jogador. Melhor que Afonso, mas será que seleção não é muito para ele? E o Pato? Não vai voltar?
Outro ponto que não está em lugar algum, só nas entrelinhas é a convocação do zagueiro Juan. Indiscutivelmente um grande jogador, entretanto, a sequência de contusões ameaça o ex-zagueiro rubro negro. Será que não seria a hora de testar Thiago Silva, do Milan?

Foto - Fábio Aurélio - fonte site liverpoolfc.

Nenhum comentário: