quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Adiantando a coluna de O SUPER

Sem muita simpatia e com muito suor

O próximo ano é ano de Copa do Mundo. O calendário do futebol brasileiro muda e a expectativa de mais um título se renova. Será que Dunga conseguirá dar mais uma volta por cima? Pra quem não se lembra, o atual técnico da seleção, foi muito perseguido na Copa de 90. Dunga se tornou sinônimo de futebol feio e de pouca técnica. A péssima mania de rotular as pessoas tratou de jogar nos ombros dele o que poderia ter significado uma mudança no futebol brasileiro: a “Era Dunga”. Infelizmente o rótulo não ajuda nunca e ainda assim insistimos em encaixotar as pessoas neles. A Era Dunga, o Alex que dorme em campo, o goleiro mão de pau e outras maldades celebradas por todos nós, só fazem abater os atletas e nada resolvem de prático e positivo. Dunga, que viu seu nome ser motivo de gozação em 90, quatro anos depois ergueu a taça de campeão do mundo. Ele, de novo, dá demonstrações de que com suor e trabalho é possível alterar uma história. Assim que assumiu a seleção as críticas aumentaram. Os fracos resultados iniciais transformaram o técnico no grande vilão da nação. Os títulos chegaram e o time já tem uma cara. É certo que é previsível e que é time de contra-ataque, entretanto, Dunga já conseguiu mais uma vitória pessoal. Hoje é mais respeitado no Brasil e fora também.

Tática- Não espero do treinador nenhuma loucura tática ou uma revolução no futebol mundial. A proposta de Dunga é outra e passa pela simplicidade e eficiência. A grande vantagem que ele leva sobre os outros treinadores é a qualidade técnica individual dos jogadores brasileiros e a mística da camisa amarela, que ainda ganha muito jogo antes de a bola rolar.

Ronaldo- Não acredito que Ronaldo Fenômeno consiga disputar mais um Mundial. Olhe para ele, veja a condição atlética dele. Seria uma falta de estímulo muito grande a Nilmar, Luis Fabiano e outros atacantes que, com menos brilho, levaram a seleção a boas conquistas. Não é perfil do Dunga convocar Ronaldo Fenômeno para que ele alcance marcas e bata recordes.

Ronaldo- Já o outro, o gaúcho, voltou a jogar bola. Parece ter recuperado a forma e tem conduzido o Milan a bons resultados. Ainda assim é bom colocar o pé atrás. A falta de concentração, de atenção e até de interesse que ele demonstrou na Alemanha/06 comprometeu e muito o desempenho do time. É bom que a convocação venha como prêmio e não como marketing.

Lateral- Uma posição que claramente não está preenchida é a lateral esquerda. Marcelo, André Santos, Michel Bastos e até Daniel Alves foram testados e Dunga não se mostrou satisfeito com ninguém. Na minha opinião Marcelo deveria ter outra chance e pode ser dele a camisa seis.

Nenhum comentário: