sábado, 5 de dezembro de 2009

O sorteio dos grupos

A solenidade de sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2010 mostrou deu um tom diferente do habitual. Entre as celebridades que compuseram o "cenário" do sorteio poucos eram do mundo da bola. Teve de tudo. Corredor, jogador de boliche, atriz, etc, etc. Teve até o excesso de precaução com os problemas do Apharteid. No meu ponto de vista em algumas situações não é bom deixar a livre interpretação, especialmente quando existe culpa no cartório (e lá existe). A África do Sul construiu sua história moderna às bases do racismo, da divisão e da intolerância. É compreensível que o zaguerio Booth (branco) represente os Bafana-Bafana na solenidade. Ele tem história. Se tornou símbolo da união entre brancos e negros na África do Sul, eu sei disso tudo. Entretanto, quantos sabem? Não ficou parecendo uma entrelinha desnecessária? Não era melhor escancarar a coisa e assumir a maioria negra deixando Piennar (Everton-ING) subir ao palco? Enfim, tomara que o mundo tenha compreendido e tomara que o país da Copa aprenda que não é prudente a livre interpretação em uma país banhado de sangue inocente. Foi embora o desabafo!

Os grupos

Grupo A

África do Sul
México
Uruguai
França

Na verdade o grupo ficou com a França como grande favorita. A situação da África do Sul se tornou complicada e o apoio popular talvez seja pouco para a seleção seguir adiante. O Uruguai também não é favorito para a outra vaga, que se oferece ao México. Os mexicanos melhoraram bastante e praticam um futebol de conjunto. Pesa muito mais o coletivo que o individual.
Na minha visão o grupo está mais para França e México.

Grupo B

Argentina
Nigéria
Coreia do Sul
Grécia

A Argentina deve passar com facilidade. A grande dúvida é a manutenção do trabalho de Diego Maradona. É inegável que ele ainda continua sendo um grande herói nacional, embora como técnico o caminho seja muito duro e longo. Sempre tive uma tendência pró Nigéria, entretanto, acompanhei alguns jogos da Nigéria pela classificatória da Copa e fiquei decepcionado. A vitória sobre Moçambique foi muito feia, mesmo assim eles estão no grupo e estão motivados. A Coreia, sem o apoio da arbitragem, tem tudo para derrapar. Vejo força na Grécia. O futebol local tem crescido nos últimos anos e vários jogadores estão em grandes centros da Europa. Os gregos não praticam um belo futebol, no entanto, são fortes e bem boa noção de marcação o que talvez já seja o suficiente para a primeira fase.
Meu palpite é Argentina e Grécia.

Grupo C

Inglaterra
EUA
Argélia
Eslovênia

A possibilidade de os ingleses alcançarem 100% de aproveitamento na primeira fase é real. Existe a rivalidade e o choque entre pai e filho que pode sair alguma fagulha, mas na bola e na tática não tenho dúvida. Fábio Capello conseguiu organizar o meio inglês com os talentosíssimos Lampard e Gerrard (o mestre). As laterais voam e o ataque é forte e técnico. Os zagueiros são ótimos, enfim...Os outros integrantes são incógnitas. Os EUA cresceram muito e podem crescer mais. A Argélia bateu o Egito que aparecia como força. A Eslovênia não tem jogadores conhecidos, aposta no coletivo.
Aposto na Inglaterra e nos EUA

Grupo D

Alemanha
Austrália
Sérvia
Gana

Grupinho chato! A Alemanha é favorita, mas cada gota de suor será importante. A Austrália já foi dura para o Brasil em 2006. Não tem mais Kewell em boa forma e nem Viduka pra trombar na frente e continuam muito fortes fisicamente. A Sérvia é o sonho sulamericano na Europa. Espalha técnica refinada e falha na marcação. Os ganeses apresentam Essien e companhia, mas já não são os mesmos. A nova geração corre mais que a bola e não põe a "pequena" no chão.
Dá Alemanha e tomara que a Sérvia.

Grupo E

Holanda
Dinamarca
Japão
Camarões

A Holanda pratica um futebol que já se tornou escola. Qualquer menino que queira bater uma bolinha por lá vai ter que ouvir casos de Cruyff e do Carrossel Holandês. Desde cedo todos sabem que é importante marcar, voltar, fazer várias funções. Já faz parte da cultura do futebol holandês. A geração é muito boa. Tem de tudo. Jogador decisivo, jogador marcador, técnico, raçudo, etc. A Dinamarca fez uma boa fase de classificação, mas sofre com a quantidade de bons jogadores que dispõe. Se for preciso mudar um jogo, se for necessário usar o banco para vencer é melhor esquecer. O Japão caiu muito e continua correndo demais e jogando de menos. Camarões representa já um pouco de história em Copas do Mundo. Desde a turma de N'kono, Bouderbala, Makanaki, Milla até os dias de Eto'o muita coisa mudou, entretanto, a técnica continua boa.
Passam Holanda e Camarões.

Grupo F

Itália
Paraguai
Nova Zelândia
Eslováquia

A Itália costuma se nivelar por baixo na primeira fase e se classifica assim mesmo. O futebol italiano passa por mudanças. O meio técnico e matador de Totti e Del Piero já envelheceu e as trocas de comando técnico valeram muitas críticas e poucos acertos. O Paraguai fez boa campanha nas Eliminatórias, mas decepciona em um nível maior. A Nova Zelândia vai jogar para defender e tomar de pouco e não deve conseguir. Quem fizer menos neles acaba ficando de fora. A seleção da Eslováquia traz no DNA a boa técnica da antiga Tchecoeslováquia.
Classificam Itália e Eslováquia.

Grupo G

Brasil
Coreia do Norte
Costa do Marfim
Portugal

Não é fácil, mas dá para classificar sem manchas. Dá até para vencer todos os jogos. Só que é necessário respeitar os adversários. Portugal sente a saída de Felipão e custou para se encontrar. Não dá para falar mal de Cristiano Ronaldo, Simão Sabrosa, Deco e etc. São bons jogadores, mas eles têm que respeitar muito mais o Brasil. Costa do Marfim faz o melhor futebol africano. Didier Drogba é muito bom. Tem faro do gol. Joga pelos lados ou centralizado com boa técnica, oportunismo e velocidade. A boa vantagem do Brasil já se dá no primeiro jogo. Quando o Brasil treina contra a Coreia do Norte e Portugal e Costa do Marfim lutam até a morte pela vaga.
Dá Brasil e Costa do Marfim.

Grupo H

Espanha
Suíça
Honduras
Chile

Tudo indica que a Espanha vai fazer uma boa Copa do Mundo. Todos os jogadores são muito bons. O time tem banco e ainda terá tempo para se ambientar durante a competição. O grupo proporciona isto aos espanhóis. A Suíça é chata. Marca muito e não se expõe. No ataque vive de bola alta para a área e chutes de longa distância. Honduras vai na empolgação e pode até ter algum resultado positivo e o Chile é muito bem treinado e tem uma geração interessante. Pesam muito contra os chilenos os erros cometidos pelo sistema defensivo. Pode custar caro!
Espanha, que pode ter 100% de aproveitamento, e Suíça com seu futebol feio devem passar.

Um comentário:

Claudinei Souza disse...

Concordo com a sua análise dos grupos, Mário. Não vejo, para a Copa da África, o sempre falado "Grupo da Morte". O 'mais ou menos' complicado será o Grupo G, o do Brasil. A Costa do Marfim e Portugal podem vir a dificultar um pouco a vida do técnico Dunga e a Coréia do Norte - creio eu - será apenas uma coadjuvante. O Grupo C é a barbada: posso ser leviano pela previsão, mas não acredito que Argélia e Eslovênia possam se classificar em cima da Inglaterra e do futebol dos EUA, que vem evoluindo, Copa à Copa, depois de 1994.
Um grande abraço, Marra!