terça-feira, 1 de dezembro de 2009

O sorteio dos grupos da Copa

Sexta, pela Rádio Globo, farei parte da transmissão do sorteio dos grupos da Copa da África do Sul. Cada um tem uma teoria para defender. Existem aqueles que preferem que caia logo uma pedreira e os mais cautelosos querem as babinhas. Quando elas chegam outras vozes dirão que "no futebol não existe mais bobo" e por aí vai cada um na sua razão.
A seleção partipante com pior colocação no ranking da FIFA é, por incrível que pareça, é cabeça de chave. Por sediar a Copa a seleção 86 no ranking pode ser considerada frágil. A Coreia do Norte pode cair no grupo dos bafana-bafana e, caso isso aconteça, os outros concorrentes é que agradecem. Mas, o pior dos mundos ainda pode ser pior. Já pensou um grupo com as seguintes equipes? África do Sul, Suíça, Uruguai e Coreia do Sul. Não é possível que o time de Lugano não se classifique, ou é? Por outro lado é possível também um grupo com Brasil, Portugal, Costa do Marfim e México.
A seleção melhor rankiada é a Espanha que também é cabeça de chave. O sorteio será por potes. O pote 1 terá: Brasil, Espanha, Itália, Alemanha, Argentina, Inglaterra, França e África do Sul.
O pote 2 tem: Holanda, Portugal, Eslovênia, Eslováquia, Grécia, Suíça, Sérvia e Dinamarca.
O pote 3: Costa do Marfim, Gana, Camarões, Nigéria, Argélia, Paraguai, Uruguai e Chile.
O último pote: Japão, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Austrália, Nova Zelândia, Honduras, EUA e México.
O Brasil terá um africano e um europeu no grupo. O confronto com europeus é inevitável pois todos os países do pote 2 são de lá. Já o pote 3 apresenta também sulamericanos, que serão direcionados para outros grupos.

4 comentários:

Vander Ribeiro disse...

Olá Mário,

Minha maior expectativa, e acredito que a da grande maioria, é com relação a seleção Francesa.A maneira absurda como os Azuis conquistaram a vaga fez com que, na minha opinião, quem gosta de futebol e ainda não tinha nada contra a seleção francesa passou a ter. Álém da tradicional rivalidade européia - Itália, Espanha, Alemanha, etc - os compatriotas de Platini e Zizu conseguiram conquistar a antipatia mundial.
Não seria uma atitude condizente com o espírito "FAIR PLAY" mas que seria fantástico se, no lugar daquelas insuportáveis cornetas, os franceses recebessem calorosas váias enquanto estivessem em campo seria. Quanto ao futebol, a seleção tem um bom time e conta com grandes jogadores. Até que ponto a maneira como a França conquistou a vaga pode influenciar sua campanha durante a Copa?

Abraço,

Vander Ribeiro

Blog do Marra disse...

Valeu,Vander!
Não confio na França, embora saiba que se depender de talentos individuais eles podem fazer boa campanha.
O que pesa muito é que na África a equipe não terá Zidane, que representa muito mais que um jogador de futebol, ele é uma lenda.
Abraço,
Mário Marra

Pedro Henrique Vieira disse...

Grande Mário.
Creio que a estrela de Dunga continuará brilhando e Brasil possivelmente erguerá a taça, desde que a soberba, como aquela de 2006, fique de lado. Mas temos outros adversários que podem nos dar trabalho, como a Holanda e a Inglaterra. Não acredito na Espanha. Já estou na expectativa para mais um Mundial. Acho que o título deve ficar com Brasil, Holanda ou Inglaterra. São apenas suposições, porque o futebol nos revela cada uma...
O grande exemplo disso foi o Campeonato Brasileiro deste ano.
No mais, parabéns pelo blog.
Quando tiver um tempinho, dê uma olhada no meu blog, que reativei ontem. (http://pedrohvs.blogspot.com/)

Um abraço,
Pedro Henrique Vieira (fui estagiário na Rádio Globo)

Blog do Marra disse...

Fala, Pedro!
Menino de ouro!
Parceiro, bom texto, coração bom e... deixa pra lá!
Vou ver o blog direitinho lá da Rádio.
Mas eu sei que será um dos meus favoritos.
Abração e muito sucesso.
Mário Marra