quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Portuguesa empata com o Verona e soma dois pontos nos pênaltis

Mesmo sentindo o desgaste físico da viagem no retorno de São Paulo, onde a equipe conquistou a Taça Kaiser Copa do Brasil Amador, a Portuguesa manteve o favoritismo e conquistou dois pontos contra a equipe do Verona. A partida encerra a primeira rodada da Copa Itatiaia e foi disputada no campo da barragem Santa Lúcia, na quarta-feira, às 20:40 horas.
O time da Lusa varzeana foi à capital paulista enfrentar a forte equipe do Vida Loka, campeã da Copa Kaiser São Paulo. Segundo o auxiliar técnico da Portuguesa, Igor, a base do time paulistano era formada por veteranos e por ex-profissionais que atuaram em alguns clubes do estado.Sob a administração do presidente José Maria Filho, o clube mineiro já conquistou, somente este ano, todas as competições em que participou. Foram a Copa Centenário, o D.F.A., o Torneio Corujão, a Copa Kaiser Minas Gerais e a final da Copa Kaiser Copa do Brasil.
Um dos destaques da equipe é o excelente atacante Kaiser, que já atuou anteriormente pela equipe do Verona. O presidente Emerson Fernandes, do Verona, enalteceu as qualidades do jogador, afirmando que, sem ele, seria muito difícil a conquista dos vários acessos do time nestes três anos de filiação.

É a primeira participação da equipe do bairro Aparecida na competição. Um dos desfalques do time para o confronto contra a Portuguesa foi o centroavante Ilton, suspenso por uma partida pela expulsão, ano passado, contra o Araribá. O atleta disputava a Copa Itatiaia pelo time do Cachoeirinha.
Bola rolando... vamos para o jogo!


Melhores momentos do Primeiro Tempo


2 min.: GOL Contra-ataque rápido e implacável da Portuguesa. O meia Kaiser recuperou a bola no meio campo e saiu cara a cara com o goleiro Daniel Dida, marcando o seu primeiro gol na Copa. Portuguesa 1X0.

5 min.: A Portuguesa segue atacando enquanto a equipe do Verona se fecha após o gol relâmpago.

10 min.: Ataque perigoso do Verona. Hudson chutou sobre o gol de Dida, arqueiro da Portuguesa. O time veronista tocava a bola buscando os contra-ataques mas a defesa e o meio campo adversário conseguiam administrar a pressão do jogo.

13 min.: Lance de perigo contra a defesa da Lusa. Marcos Vinícius cruzou e a bola passou por todos dentro da pequena área da Portuguesa.

17 min.: Falta contra o Verona que explodiu no paredão. O camisa 5, Igor, chutou forte e a bola bateu na barreira. Cartão amarelo para o lateral esquerdo Thiago.

20 min.: O Verona atacava mais, mas sem precisão nos chutes e nos passes na hora da definição. Até agora, todos os lances de ataque da equipe ocorreram pelo lado direito.

22 min.: O atacante Kaiser sofre a falta e o zagueiro Binha cobrou, com perigo, sobre o gol de Daniel Dida, pelo lado direito de seu arco.

27 min.: O zagueiro Diogo fez falta em Macalé, atacante do Verona. O zagueiro Ramon chutou rasteiro, direto nas mãos do goleiro da Portuguesa.

30 min.: A disputa continuou equilibrada. Para esfriar a partida, o elenco da Portuguesa valorizou uma falta recebida e o jogo parou por quase um minuto.

33 min.: Falta dura em Binha, da Portuguesa. Thiago, camisa meia dúzia, não perdeu a caminhada e fez logo a falta na dividida com o zagueiro.

36 min.: Sai a primeira jogada de ataque, em linha de fundo, do time do Verona pelo lado esquerdo do campo. O técnico Jesinha pediu e o meio campo ficou mais pegador, mais consistente.

38 min.: Cartão amarelo para o camisa 10, Diogo, do Verona.

39 min.: Chute perigosíssimo do atacante Hudson, raspando o travessão e assustando o goleiro Dida, da Lusa.

41 min.: O camisa 10, Marcinho, sofreu a falta e o atacante Roni chutou na barreira, desperdiçando uma boa oportunidade para a Portuguesa.

44 min.: O ataque da Portuguesa não consegue superar a barreira montada pela defesa do Verona, que joga melhor a partida neste instante.

46 min.: Falta quase no meio do campo a favor da equipe do Verona. Diogo bateu direto, isolando o último ataque do time no primeiro tempo.

47 min.: Termina a primeira etapa. Foram amarelados, pelo lado da Portuguesa, o meia Kaiser e o armador Marcinho por uma falta mais dura no adversário.


Melhores momentos do Segundo Tempo


1 min.: Saída de bola da Portuguesa que parte para o ataque. Jerry, lateral esquerdo da Lusa, chutou perigosamente contra a meta do goleiro Daniel Dida.

2 min.: Pressão total da Portuguesa. Daniel Dida faz uma excelente e importante defesa cara a cara contra o ataque do time que conquistou tudo o que disputou até agora.

5 min.: Cartão amarelo para ForHelps, primeiro-volante do Verona. A falta foi cobrada pelo zagueiro Binha, que isolou a bola sobre o gol de seu adversário. A Portuguesa segue pressionando.

11 min.: Contra-ataque perigoso da equipe do Verona. O volante Marcos Vinícius chutou à direita, para fora, longe do experiente goleiro Dida.

13 min.: Ataque pela esquerda do time da Lusa. Igor invadiu e bateu forte e cruzado, exigindo a intervenção do goleiro Daniel Dida. Se não fosse o arqueiro a casa tinha caído na defesa do Verona.

15 min.: Substituição na equipe da Portuguesa: saiu Mariola para a entrada do atacante Charlinho.

21 min.: Nova substituição no time da Lusa: o técnico Jesus coloca em campo Douglas no lugar de Marcinho. A Portuguesa passa a ficar mais ofensiva.

23 min.: Até aqui somente pressão da Portuguesa, que busca confirmar o favoritismo na Copa Itatiaia. Cartões amarelos para Daniel Dida, do Verona e para Charlinho, da Lusa.

24 min.: GOL O Verona empata a partida em uma boa troca de passes na entrada da área da Portuguesa. Após um contra-ataque, Hudson recebeu e bateu cruzado sem chances para Dida. Verona 1X1.

30 min.: Substituição na Portuguesa. Entrou Adevilson Didica no lugar do camisa de número 6, Jerry.

34 min.: Falta à favor do Verona. Marlim cobrou e a boa zaga da Portuguesa dá um bico para a frente.

35 min.: A torcida do Verona não para de cantar e soltar foguetes na Barragem após o gol.
Com o time se encontrando em campo, o empate já estava merecendo à acontecer há muito tempo. Pressão total do time da Regional Noroeste.

39 min.: Em um lance despretensioso que poderia mudar o rumo do jogo, o atacante Moisés - que entrou no lugar de Macalé - quase marca o gol da vitória para o Verona. A bola pegou um efeito e encobriu o goleiro Dida, resvalando no travessão e sendo afastada pela zaga portuguesa.

40 min.: Ótima defesa de Daniel Dida em um chute cruzado do ataque da Portuguesa pela esquerda.

42 min.: O lateral Cleitinho cobrou falta para a Portuguesa. A bola passou com perigo, para fora, à direita do gol veronista.

45 min.: Pela entrada grave cometida contra o seu adversário, o juiz Carlos Inácio Vítor não pensou duas vezes e mandou direto para o chuveiro o zagueiro Diogo, da Portuguesa. Cartão vermelho após a entrada do zagueirão, que foi com a pá e a enxada contra o lateral esquerdo do Verona. O atacante Fernando chutou sem perigo para a meta portuguesa.

48 min.: O jogo prosseguiu com cada adversário tocando a bola, sem se exporem muito. Nesse momento, as penalidades eram aceitas como certas pelos técnicos que já articulavam os nomes dos batedores.
Fim de jogo e pausa de 10 minutos para a escolha dos atletas que decidirão a partida.


Melhores momentos das Penalidades


Quem começou a série foi o time do Verona, que perdeu no sorteio da moeda.

Pelo lado da Portuguesa, os escolhidos foram:
  • Binha (04)
  • Igor (05)
  • Adevilson Didica (15)
  • Éverton (16)
  • Cleitinho (2)
Pelo lado do Verona, os escolhidos foram:
  • Ramon (3)
  • Léo Martins (15)
  • Wesley Lilito (25)
  • Thiago (6)
  • Marlim (4)

Foram dez cobranças indefensáveis. Todos os batedores foram seguros e conseguiram superar a experiência e as artimanhas de cada um dos goleiros.


Para a segunda rodada dos penais foram chamados Fernando, do Verona e Charlinho, pela Portuguesa.

Após a cobrança mal sucedida do atleta veronista, o matador da Portuguesa não perdoou e fechou a série, conquistando os dois pontos para a sua agremiação.


Destaques da partida

O juiz Carlos Inácio Vítor deixou de marcar alguns lances de falta no primeiro tempo mas apitou bem durante toda a partida, não comprometendo o resultado do jogo. Atuou firme quando tinha que ser e deixou a bola rolar durante os 95 minutos do tempo normal. Um bom árbitro, auxiliado pelos assistentes Breno Rodrigues e Jean Carlos Machado, que mantiveram a mesma postura e merecem a mesma avaliação dada ao professor do apito.

Pelo Verona:
  • Daniel Dida, um excelente goleiro. Tem tudo para se destacar na competição.
  • O volante Marcos Vinícius e o atacante Moisés, conhecido também por Janga-Janga, são da equipe de juniores do Verona. Apresentaram um futebol de personalidade diante do Campeão Brasileiro Amador.
  • O armador Diogo joga firme e toca bem a bola, assim como o lateral esquerdo Thiago.
  • Hudson e Macalé, que é um bom velocista, são opções para o ataque do Verona. Boa movimentação na frente.
  • O zagueiro Ramon foi firme nas bolas altas, auxiliando a defesa quando necessário.

Pela Portuguesa:

Todo o elenco da Portuguesa merece o máximo respeito pelo que já conquistou este ano, seja pela boa qualidade técnica dos seus atletas ou seja pelo companheirismo do conjunto. Desejo destacar alguns nomes:
  • O experiente goleiro Dida, único que também foi campeão este ano por um time do interior. Possui o hexacampeonato até agora na várzea e pode chegar ao hepta ainda nesta temporada.
  • O lateral direito Cleitinho, que jogou uma partidaça e segurou as investidas do Verona pela esquerda.
  • Os zagueiros Diogo e Binha, pelo bom entrosamento que demonstraram durante a partida.
  • O craque do jogo: Kaiser. Este não carece comentários. Deve-se vê-lo jogar!
  • O armador Marcinho. Um jogador técnico que valoriza bem a posse de bola.
  • O atacante Charlinho. Boa movimentação no ataque da Portuguesa.
A próxima rodada está divulgada no site oficial da Copa Itatiaia. Sabe-se que a Chave 3, da cidade, terá a Portuguesa enfrentando o Poliéster, no campo do CVJ e o Vista Alegre recebe o Verona, no campo da Ferroviária. Todas as partidas pela 2ª rodada acontecerão no domingo, dia 20 de dezembro, às 16 horas. (CS)


Ficha do jogo Portuguesa 1X1 Verona (6-5) pela 1ª rodada

Local: Barragem Santa Lúcia
Horário: 20:40 horas - 16 de dezembro, quarta-feira
Arbitragem: Carlos Inácio Vítor, auxiliado por Breno Rodrigues e Jean Carlos Machado

Portuguesa: Dida; Cleitinho, Diogo, Binha e Jerry (Adevilson Didica); Igor, Kaiser (Rafael), Daniel e Mariola (Charlinho); Marcinho (Douglas) e Roni (Éverton). Técnicos: Jesus e Igor

Verona: Daniel Dida; Deissinho, Ramon, Marlim e Thiago; ForHelps, PC (Léo Martins), Marcos Vinícius e Diogo (Wesley); Macalé (Moisés) e Hudson (Fernando). Técnicos: Jesinha e Roberto

GOLS: Kaiser (P) aos 2 min. do 1º tempo e Hudson (V) aos 24 min. do 2º tempo.

Cartões amarelos: Kaiser, Marcinho e Charlinho (P); ForHelps, Thiago, Marcos Vinícius, Diogo e Daniel Dida (V)

Cartões vermelhos: Diogo (P)



Galeria de Imagens



Leia mais com o jornalista Frank Martins no blog oficial da Copa Itatiaia


Colaboração: Claudinei Souza

Nenhum comentário: