segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Ferroviária goleia no clássico longe de sua comunidade

Creio que a partida entre o Grêmio Mineiro e a Ferroviária, um dos melhores clássicos do bairro Santo André, na Regional Noroeste, tenha sido excelente. Creio, pois não a vi! Um ruído de comunicação frustrou vários torcedores que compareceram ao campo do Grêmio Mineiro para assisti-la, conforme está informado no regulamento e no site oficial.
Como já tive o prazer em outras oportunidades - e por residir próximo ao estádio descrito como o local da partida pela organização da competição -, escolhi comentá-la pela própria praticidade de conhecer a sua importância.
Durante todo o tempo em que acompanhava os programas esportivos da Rádio Itatiaia (das 13 horas com o Bastidores, passando pelo Bola Premiada até iniciar-se a Jornada Esportiva) não ouvi chamada nenhuma para os locais dos jogos que não fosse os dois que seriam transmitidos, ou seja, Araribá X Campo Verde, no campo do Tupinense e Frigoarnaldo X São José, no recém-remodelizado estádio do time de Contagem.
Aliás, desejo parabenizar o ex-vereador e ex-deputado estadual, José Arnaldo Canarinho, proprietário do frigorífico que batiza o nome da equipe, pela grandiosa reforma não somente da estrutura física do estádio Rinaldo Cota Arnaldo, como também ao elenco formado para a disputa da competição.
Mas, voltemos ao intuito inicial. Cheguei no estádio da Rua Gurutuba às 15:30 horas e não havia uma alma sequer - a não ser a minha -, nem mesmo o bar aberto. Pensei... O que está acontecendo? O jogo não era Grêmio X Ferroviária? O mando de campo não é da equipe gremista? E não ouvia nada pela transmissão da rádio que desmentisse a minha presença naquele local.
Apareceu logo depois um senhor desconfiado, vindo do portão dos fundos do complexo esportivo, me perguntando se o jogo não seria ali. Disse-lhe que a rádio não falava nada sobre a mudança do local da partida pois continuava ouvindo-a do meu celular. Outros chegaram e se juntaram à nós.
Por fim, restamos apenas ele, eu e uns cinco gatos pingados que surgiam e iam embora. Conversávamos - ele e eu - como se nos conhecêssemos há anos mas nem lhe perguntei o nome. Estávamos realmente esperando a partida, mesmo sabendo que ela não mais aconteceria ali. A sensação era a de que, de uma hora para outra, as equipes poderiam chegar.
Continuei ouvindo a transmissão, agora pelo rádio de pilhas de meu companheiro de arquibancada vazia. Era um rádio enorme da marca Motoradio, de um modelo bem antigo, mas que falava alto e nos informava do que estava acontecendo pelos campos da várzea onde haviam jogos em andamento.
Aos cinco minutos de narração da primeira partida iniciada (Araribá X Campo Verde) ouvimos falar que a disputa entre a velha Ferrô e o Grêmio havia iniciado no campo do Grêmio Mineiro. Como?
Aos 27 minutos foi informado o 2º gol da Ferroviária, ainda no campo do distinto tricolor. Somente aos 32 minutos é que o erro foi corrigido e revelado o local real onde acontecia o clássico santoandrense, no campo da Barragem Santa Lúcia.
Continuamos sentados por lá até às 18 horas, quando se encerraram a narração das duas partidas escolhidas pela direção da emissora para serem comentadas pelo núcleo principal do departamento esportivo.
Ouvimos os gols do clássico sendo pronunciados e a nossa expectativa sendo concretizada: a Ferroviária era a favorita e cumpriu o que esperávamos, goleando por 5 a 2 a equipe do Grêmio que há muitos anos não vem realizando boas exibições dentro da Copa.
O bom é que fiz uma nova amizade, mesmo não tendo tido, naquele momento, a percepção de perguntar-lhe a sua graça.
Mas, justificativas à parte, vamos ao melhor do futebol amador proporcionado pela Copa Itatiaia nesta primeira rodada.
Foram 42 gols nas 15 partidas disputadas ontem, em uma média de quase três por jogo. Falta apenas a estréia da Portuguesa e da equipe do Verona, do Bairro Aparecida. A partida acontecerá na 4ª feira, às 20:40 horas na barragem Santa Lúcia, pois a Portuguesa disputava a final da Copa do Brasil Amador, em São Paulo, contra a equipe do Vida Loka. O time luso-varzeano estreará na Copa Itatiaia com moral, já que conquistou o Título Brasileiro em cima da paulistada.
Pela chave Metropolitana, o Brumadinho goleou o Independente por 4X0. Em Nova Lima, o Palmeira venceu o Tatiana por 2X1. O Águia de Fogo estreou como visitante vencendo o Minas de Betim por 2X1. O Pedra Branca derrotou a equipe do Santa Cruz, da cidade de Fidalgo, pelo magro placar de 1X0. O Campolina empatou em 1X1 no tempo normal com o Vernópolis e ganhou o ponto extra ao converter três pênaltis a zero. O jogo entre Fluminense e Companhia da Madeira foi o que alcançou o maior número de gols da rodada, tendo o Flu vencido por 5X3 a equipe da hospitaleira cidade de Caeté.
O Frigoarnaldo estreou com vitória em seus domínios, vencendo o São José da Lapa por 4X2. A partida - narrada pelo ótimo Alberto Rodrigues - começou emocionante, com o Frigoarnaldo sofrendo um pênalti logo na sua primeira investida contra o lado adversário. Foram quatro gols somente no primeiro tempo. Somente mesmo! A equipe visitante engrossou o caldo na segunda etapa e converteu seus dois únicos tentos na partida. Completando a chave, o Vila Rica venceu o Sarzedo por 1X0.
Pela chave de Belo Horizonte, a igualdade técnica das equipes - nesta primeira rodada - foi comprovada com a disputa de cinco partidas com o mesmo saldo de gols durante o tempo normal, o que leva à cobrança de pênaltis segundo o regulamento.
Mineirinho e Jonas Veiga empataram em 0X0. Nas cobranças, 5X4 para os donos da casa. O Araribá empatou em 0X0 com o Campo Verde no estádio do Tupinense. Melhor para o Araribá, que venceu também por 5X4.
Os 5X4 nos pênaltis também prevaleceram no jogo do campo do Pitangui, com o empate de 0X0 entre o Pompéia e o Santa Maria. 5X4 para o Pompéia. O Vista Alegre derrotou o Poliester, no campo do Betânia, por 1X0. A Ferroviária venceu o clássico contra o Grêmio por 5X2.
No campo do Santa Mônica, o time da casa empatou em 1X1 com o Inconfidência, perdendo por 7X8 nas batidas que mais renderam gols neste quesito. O Ás de Ouro também empatou em seus domínios e sofreu a amarga derrota do ponto extra. O empate em 2X2 com o São Luís levou a decisão para a marca do cal e o resultado foi 5X3 para os visitantes.
Na próxima rodada serão:
Pela chave da cidade de Belo Horizonte,
Mineirinho X Campo Verde e Araribá X Jonas Veiga, pela sub-chave 1;
Ferroviária X Santa Maria e Grêmio Mineiro X Pompéia, pelo grupo 2;
No grupo 3, os confrontos serão decididos após a partida entre Portuguesa X Verona;
No grupo 4, Santa Mônica X São Luís e Inconfidência X Ás de Ouro;
Pela disputa Metropolitana:
Pelo grupo 1, Independente X Palmeira e Tatiana X Brumadinho;
No 2, Santa Cruz X Minas e Águia de Fogo X Pedra Branca;
Vernópolis X Fluminense e Cia. da Madeira X Campolina serão os próximos jogos da chave 3;
Na chave 4, o Sarzedo enfrentará o Frigoarnaldo e a equipe de São José da Lapa jogará contra o Vila Rica, de Sabará.
A segunda rodada acontecerá no dia 20, domingo, sempre às 16 horas.


Leia mais com o jornalista Frank Martins no blog oficial da Copa Itatiaia

Colaboração: Claudinei Souza

Nenhum comentário: