quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Campeonato Espanhol

Real Madrid derrota Valência, 3 x 2, se mantém em segundo e continua na cola do Barça.

Jogando sem suas duas principais contratações – Kaká lesionado e Cristiano Ronaldo suspenso – o Real tinha um grande desafio pela frente: enfrentar o Valência, 3º colocado, time do perigoso atacante David Villa - artilheiro do campeonato - fora de casa, não seria uma tarefa das mais fáceis. O jogo foi muito disputado e o confronto direto entre o 2º e o 3º colocado teve muita emoção. As duas equipes buscaram a vitória durante todo o tempo.
Com o meio de campo congestionado tudo indicava que o jogo seria definido nos detalhes. O Valência jogava com cinco homens no meio e procurava anular o setor de criação do time merengue. Sem Kaká e C. Ronaldo, as principais peças de criação do Real Madrid, o técnico Manuel Pellegrini encontrou dificuldades para armar a equipe. No sistema defensivo, optou por escalar uma linha com quatro jogadores – Sérgio Ramos, Albiol, Pepe e Arbeloa – protegida por dois homens de contenção no meio: Xavi Alonso e Diarra. Defesa sólida, compacta e muito eficiente. Com o sistema defensivo organizado a preocupação de Pellegrini estava em armar o time do meio para frente; como suprir ausências tão importantes? Como o time se comportaria sem kaká e C. Ronaldo? Qual seria a melhor opção?
O técnico do Real optou por escalar o lateral Marcelo mais avançado, bem aberto pela esquerda, com liberdade para apoiar e municiar o ataque madrilista. Ao lado do holandês Van Der Vaart, o brasileiro teve uma participação efetiva no jogo e correspondeu às expectativas. Jogou com muita desenvoltura e conseguiu auxiliar os atacantes do Real.

O jogo

O primeiro tempo foi de muita marcação. Jogo truncado e de poucas chances de gol. O Valência apostava nas bolas enfiadas para David Villa e encontrava dificuldades para criar boas oportunidades. A defesa do Real, comandada pelo zagueiro Pepe, se comportou muito bem e conseguiu anular as investidas do ataque do Valência; esteve sempre atenta e em diversas oportunidades deixou os atacantes adversários em posição de impedimento. Durante a primeira etapa o Real teve três oportunidades de gol: duas com Higuaín e uma, de maior perigo, com Sérgio Ramos que acertou a trave aos 43 minutos após uma bela cabeçada.
A nota triste foi a contusão do zagueiro Pepe. O jogador brasileiro – naturalizado português – é titular absoluto na seleção lusitana e pode ficar fora da Copa do Mundo. No final do primeiro tempo, após uma disputa de bola aérea, o zagueiro caiu de mal jeito e rompeu o ligamento cruzado do joelho direito. O jogador deixou o gramado chorando muito e foi substituído pelo argentino Garay. Pepe era um dos destaques em campo, fazia uma boa partida e sua saída prejudicou o setor defensivo da equipe.
Na segunda etapa a partida melhorou, as equipes partiram para o ataque e o jogo ficou aberto; ganhou a cara de uma disputa envolvendo duas equipes espanholas: o jogo foi lá e cá, veloz e teve muitos gols. O Real Madrid abriu o placar aos oito minutos com o atacante argentino Higuaín. Após jogada individual de Benzema, pelo lado esquerdo da grande área, Higuaín recebeu cruzamento e, livre de marcação, de cabeça, estufou as redes do Valência. O jogo ganhou mais velocidade e o empate não demorou a sair. Aos 14 minutos o artilheiro David Villa marcou – também de cabeça - seu 12º gol na temporada e se isolou na artilharia da competição. Após cruzamento pelo lado esquerdo, o atacante se antecipou, chegou antes do goleiro Casillas e empatou o jogo. Após o empate a partida ganhou em emoção. O jogo ficou solto e aos 19 minutos Marcelo fez uma linda jogada, dominou a bola no círculo central e surpreendeu a todos. Ao melhor estilo Kaká, conduziu a bola pelo meio, passou por dois adversários e fez ótima assistência para Higuaín marcar o segundo do Real. O Valência sentiu o gol, demorou a se encontrar em campo. Com a vantagem no placar o Real voltou a apertar a marcação e o time de David Villa encontrou dificuldades para chegar ao ataque. Após sofrer o gol, o Valência só conseguiu chegar ao ataque aos 34 minutos; chegou e marcou. Com um forte chute, e contando com a colaboração de Casillas – a bola passou por entre as pernas do goleiro - , Joaquim empatou a partida. Aos 37 minutos, após cobrança de falta de Xavi Alonso, Garay – o substituto de Pepe – subiu mais alto que a defesa do Valência e marcou o gol que deu a vitória ao Real Madrid.
Com a vitória o Real Madrid continua na segunda posição do campeonato com 34 pontos, cinco atrás do líder Barcelona que, após vencer a equipe do Espanyol por 1 a 0, soma 39. Com a derrota do Valência, o Sevilla assumiu a terceira posição com 30 pontos após vencer o Sporting Gijón. Na parte de baixo, o Xerez, 20ºcolocado com 7 pontos, o Málaga 19º com 9 e o Zagaroza em 18º - próximo adversário do Real Madrid - seguem na luta contra o rebaixamento.(VR)

Colaborador: Vander Ribeiro

Um comentário:

Claudinei Souza disse...

Gostei de sua análise sobre a partida. Ficou muito boa.
Parabéns.