quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Sai em "O Tempo" de amanhã

Dois invictos absolutos na Europa

O período de férias dos jogadores que atuam no futebol brasileiro não permite, ao fanático por futebol, descanso da bola. Se ela parou por aqui, lá fora a bola rola com intensidade. Os campeonatos europeus estão no fim do primeiro turno e muita história ainda será contada. Duas equipes têm vivido dias muito especiais por lá. O Bayer Leverkusen e o Barcelona lideram os campeonatos alemão e espanhol, respectivamente, mantendo a invencibilidade. O Bayer, em dezesseis jogos, conquistou oito vitórias e oito empates. A disputa ainda está complicada, o Schalke está colado e o próprio Bayer Leverkusen já tem fama de entregar títulos e classificações. O experiente zagueiro Hyypia e o ex-flamenguista Renato Augusto são dois destaques do time. A campanha do Barcelona é magnífica. Em quinze jogos, o time de Messi venceu doze. Como se não bastasse o aproveitamento de 86%, o time joga um futebol muito técnico, leve e bonito. Aquela imagem de umtime aguerrido e veloz já mudou. O time de hoje é extremamente técnico e eficiente. Já não existe mais a figura do truculento, do destruidor. O grande segredo do Barcelona é o pré-requisito básico do esporte: todos sabem jogar bola.

Inglaterra- No país dos inventores do esporte, a disputa, que parecia tranqüila, está muito intensa. O Chelsea bobeou em alguns jogos e o Manchester United encostou. Mesmo sem Cristiano Ronaldo o time não caiu. Não tem o mesmo brilho da temporada passada, entretanto, todos jogadores parecem se doar mais para o coletivo.

Marco Aurélio- A chegada do novo treinador do América indica um rumo diferente em 2010. Marco Aurélio tem muita experiência e sabe conduzir um grupo. Mesmo sendo mineiro, o treinador construiu sua carreira em nível nacional e conhece atletas de muitas partes do país. A principal característica do trabalho dele é a força defensiva, o que sugere um América de contra-ataques.

Cruzeiro- Qual a posição mais carente do Cruzeiro? Há quem diga que é a zaga. Outros podem dizer que são as laterais, que não têm reservas. Na minha opinião, na posição de meia só o Gilberto correspondeu. Se fosse para trazer um único reforço os esforços deveriam apontar para o camisa 10. Em um ano de Libertadores é muito importante ter reposição em um setor vital.

Reforço- Muriqui foi anunciado pelo Galo. Pelo que mostrou no Avaí, foi uma boa contratação. Com características de velocidade e boa movimentação ofensiva, Muriqui vai acrescentar ao elenco. A chegada de Muriqui pode indicar que Éder Luis é a bola da vez para sair. Uma pena é que a última impressão não foi nada positiva.

Nenhum comentário: