domingo, 4 de outubro de 2009

Maturidade e boa percepção

Se coloque na pele dos jogadores do Atlético.
O time sofre fazendo campanhas fracas ano após ano nos últimos brasileiros. Os jogadores convivem com a responsabilidade de provar jogo a jogo que não são tão fracos como muitos falam e ainda jogam com a maior média de público em cobrança intensa a cada rodada. Os atletas sabem que já derraparam em casa outras vezes e, para afastar qualquer tipo de bobeira, querem decidir a partida rapidamente. Tudo isso pode até ser verdade, entretanto, causa a falsa ideia de que o time do Atlético seja um time afoito, apressado, que joga com mais emoção que com a razão, etc. A visão que tenho vai justamente contra a esperada ansiedade e às vezes a equipe mostra uma maturidade que até sugere que os jogadores não sintam a pressão a que estão submetidos.
O jogo contra o Barueri mostrou muito disso e até mostrou uma torcida mais compreensiva que o normal. Os paulistas jogavam fechados e, nitidamente, buscavam surpreender o Galo nas roubadas rápidas de bola. O normal, o esperado era um time desesperado atacando feito louco, mas o Galo trabalhou a bola e foi maduro o suficiente pra não se empolgar demais.
Erros apareceram de posicionamento e de ajustes de cobertura pelo meio, muito se dá em função do esquema, que é bom, é vencedor, mas carece de ajustes. Quando os dois volantes/meias (Márcio Araújo e Corrêa) saem para o jogo a volta, a recomposição tem que ser muito boa, caso contrário Jonílson fica exposto e os zagueiros também.
Diego Tardelli fez o primeiro gol e o 14o no campeonato e Corrêa fez o segundo, centésimo no ano. Os dois foram personagens importantes na partida. Carini, o goleiro uruguaio, também esteve acima da média e pegou um penalti no primeiro tempo.
Caminhando com maturidade e entendendo as situações de jogo segue o Galo na disputa intensa pelas primeiras posições.

7 comentários:

DOLABELA disse...

Bela análise !!! Preocupante é a sequência de jogos que o Galo enfrentará agora... Isso porque na concepção do treinador Celso oth empate fora de casa é bom resultado (como no jogo contra o Náutico) !!! Tem que ganhar do Botafogo de todo jeito !!!

Bessas disse...

Já falei isso a 3 rodadas atrás em vários blogs por aí,considero o elenco do galo agora o melhor do Brasil. Se essas peças tivessem chegado ainda no primeiro turno o galo com certeza estaria na liderança.mas continuo acreditando no título, porque o período de turbulencia já passou.

Blog do Marra disse...

Valeu! O Atlético reforçou muito bem, entretanto, a caminhada para o título reserva adversários indigestos, dentro e fora de casa.
Abraços,
Mário Marra

Alison Pitangueira disse...

Olá Marra, francamente não acredito no título do Galo este ano. Para mim, Palmeiras ou São paulo (infelizmente) levam essa. Agora, pensando para frente, se o Kalil conseguir segurar esse time para o ano que vem, aí sim, mais encorpado, vai dar trabalho!!! Acredito em uma vaga na Libertadores, dez anos depois! já estava na hora, não? Abs. Alison Pitangueira, Contagem (MG).

Blog do Marra disse...

Olá, Alison!
Também acho difícil, até pelos jogos decisivos fora de casa. No entanto, o time é muito melhor que os outros. Para o próximo ano a tendência é o time se reforçar, acredite!
Abraços,
Mário Marra

Alison Pitangueira disse...

Olá Marra, o Galo precisa, urgentemente, de um lateral esquerdo! Aguentar Thiago Feltri por dez anos é complicado, hein? rsrs Abs. Alison.

Blog do Marra disse...

Fala, Alison!
Não são muitos os laterais melhores que o Thiago no Brasileirão. Acho que tem crescido como opção ofensiva, mas concordo que a lateral esquerda carece de algo mais.